BUSCA-PÓLOS (2006)

Search Pole (2006)
Uma produção Production Salão Olímpico.
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.


A queda, 2006. Óleo sobre tela, 111 x 147 cm. Colecção Fundação Ilídio Pinho.
The Fall, 2006. Oil on canvas, 111 x 147 cm. Ilídio Pinho Foundation Collection.








Verão azul, 2005. Óleo sobre tela, 30 x 45 cm. Colecção do artista.
Blue Summer, 2005. Oil on canvas, 30 x 45 cm. Artist's Collection.










Noite estrelada, 2005. Óleo sobre tela, 57 x 84,5 cm. Colecção Privada.
Starry Night, 2005. Oil on canvas, 57 x 84,5 cm. Private Collection. 






Salão Olímpico 2003-2006/
Busca Pólos/Arlindo Silva
Por Gisela Leal

Num primeiro momento há o registo fotográfico, breve, o congelar de uma situação privada, íntima até. A subtracção das personagens à realidade corresponde ao instante em que |Arlindo Silva reinterpreta e recontextualiza aquele instantâneo, que ganha nova vida a óleo dentro de tela.
A realidade veiculada pelos media nas sociedades ocidentais contemporâneas existe apenas numa virtualidade construída a partir de fragmentos do real, em que a semelhança entre ambos (real e virtual) facilmente nos confunde no nosso entendimento do mundo — a chamada “cultura do mosaico”, que assenta numa visão parcial e fragmentada do mundo — fazendo-nos acreditar que a nossa existência apenas pode pertencer e integrar-se episodicamente, por transfiguração, na realidade.
Arlindo Silva  mostra-nos no seu trabalho uma consciência aguda deste contexto social, recorrendo ao que são os registos instantâneos do seu próprio quotidiano e dos seus amigos (os tais fragmentos de individualidade) para neles se apoiar num esforço de apreensão do mundo fragmentário em que vivemos e construir uma coerência interpretativa e de posicionamento nesse mundo.






Vista da exposição. Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Exhibition view.